"Por que a Lua está se afastando da Terra?"

400
Com o afastamento da Lua, as estações não seriam regulares e haveria uma mudança drástica na mecânica da biodiversidade e na produção alimentícia, levando algumas espécie a extinção.
Na última sexta-feira (28), o astrofísico da UFCG Alexandre Candido participou do programa Diário News “Pensando Fora da Caixa” e falou sobre a importância da Lua para a vida na Terra.
Inicialmente, ele falou que o ciclo lunar é um regulador biológico, exercendo influência sobre às mares que são reguladas pela ação gravitacional da Lua e com isso, afeta principalmente os seres de vida marinha.
Alexandre explicou que a lua provavelmente surgiu de uma colisão de um corpo mais ou menos do tamanho de Marte com a Terra. Os estudos apontam que a composição da crosta lunar é muito parecida com a da crosta do planeta Terra.
A Lua age como um pêndulo para o planeta Terra, ajudando e regular o eixo do nosso planeta, permitindo, por exemplo, o surgimento das quatro estações.
“Se não fosse a Lua permitindo essa leve regulada no eixo da Terra, nosso planeta poderia oscilar desreguladamente, fazendo com que as estações não fossem certas e como a vida no planeta depende desse ciclo, haveria uma mudança drástica na mecânica da biodiversidade e da produção alimentícia, levando algumas espécies a extinção”, explicou o astrofísico.
Segundo estudos astrofísicos, a Lua, a cada ano, se afasta 3 cm da Terra. No vídeo, Alexandre Candido explica como os cientistas extraíram essa informação.
Daqui alguns milhares de anos, a Lua vai se distanciar tanto que o planeta Terra não terá mais como segurá-la no seu campo gravitacional. Com isso, será o fim nas marés e da regulação do vacilo do bamboleio da Terra que determina as quatros estações do ano. Todo ciclo da vida no planeta que depende da Lua ficará a mercê da sorte. Um dos seres vivos que mais sofreria com isso seria a raça humana.
Alexandre recomenta um documentário em forma de série chamado de Universo que faz uma abordagem sobre a influência da Lua sobre o ser humano em si, inclusive com estudos científicos que apontam que em certas fases da lua as pessoas com problemas ósseos sofrem mais dores, além da influência da Lua em alterar os estados psicológicos do ser humano.


"Por que a Lua está se afastando da Terra?"

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes e não deveriam ser cozidos ou desmembrados

Pare um momento e pense...Para nascer precisamos de:

Uma linda cavalgada de época; Veja as fotos