Eclipse lunar total criará Lua de Sangue em 15 de maio; veja detalhes

330

Fenômeno poderá ser visto de diversas regiões do planeta, conforme o fuso horário de cada país.

Pouco depois de um eclipse solar parcial, em 30 de abril, um eclipse lunar tomará conta dos céus no fim da noite de 15 de maio e início da madrugada do dia 16. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno poderá ser visto de diversas regiões do planeta..

De acordo com os astrônomos, o eclipse lunar irá começar às 22h32 de sábado e atingirá seu ápice por volta das 01h11 e terminar às 3h51. Nosso satélite ficará avermelhado.

Eclipses lunares ocorrem porque a Terra entra no caminho da luz do Sol e da Lua. Basicamente, nosso planeta irá “bloquear” a luz solar que reflete no nosso satélite. Além disso, no dia 29 de maio serão registrados alinhamentos entre Marte e Júpiter e entre Lua e Mercúrio.

Como se tudo isso já não fosse o bastante, nos próximos dias já será possível acompanhar uma chuva de meteoros.

No dia 6 de maio, teremos o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, um dos principais fenômenos do tipo que podem ser observáveis da Terra. Anualmente, podemos observar essa chuva de meteoros no início de maio. Mas ela não é a única.

Quatro dias depois, teremos outra chuva de meteoros. Dessa vez, serão Eta Líridas. As Líridas são geralmente as chuvas observáveis em abril, documentadas desde o século 6 pelos povos da Terra. As Eta-Líridas ocorrem na mesma região do céu, algumas semanas depois das Líridas de abril. No dia 10 de maio, elas serão visíveis de boa parte do planeta terra, com o pico durante a madrugada.

O eclipse lunar costuma ocorrer sempre à lua cheia, quando a Lua está do lado oposto da Terra em relação ao Sol, sendo amplamente iluminada pela estrela. Com a órbita inclinada cerca de 5 graus diante à orbita do nosso planeta, a sombra da Terra não costuma atingir a Lua. No eclipse, porém, isso não acontece.

Com informações: Metropole

Eclipse lunar total criará Lua de Sangue em 15 de maio; veja detalhes

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Destaque

Quem viu também curtiu

Prepare-se para ver o eclipse lunar mais longo do século e o último de 2021

Viver fora de seu país é um ato de coragem; Conheça um exemplo em determinação a serrana Francieli Garcia

Virada de mês será com muita chuva e queda de temperatura no Brasil